“Liberdade e diversidade de crença: respeito e não-discriminação” é tema do último episódio de 2023 do videocast Crer ou Não Crer!
Fonte: Simone Boletta
Foto: Divulgação
O episódio vai ao ar hoje (20), às 20h pelo canal oficial do JusRacial no Youtube e traz Dona Carmem Virginia e Elisama Santos como convidadas para debater o tema
Liberdade e diversidade de crença: respeito e não discriminação. Esse é o tema do terceiro e último episódio de 2023 do videocast Crer ou Não Crer!, uma série que dá espaço a vozes diversas e perspectivas múltiplas sobre crenças, direitos humanos e cidadania.
Apresentado pelo advogado, Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP, ex-Secretário de Justiça do Estado de São Paulo, coordenador Executivo do IDAFRO e fundador da startup JusRacial, Dr. Hédio Silva Jr., o videocast vai ao ar hoje (20), às 20h pelo canal oficial do JusRacial no Youtube @jusracial, e traz Dona Carmem Virginia e Elisama Santos como convidadas para debater o tema.
A iniciativa tem patrocínio do YouTube Brasil e propõe a abordagem da pluralidade das crenças (ou descrenças) religiosas, direitos humanos e cidadania, considerando uma sociedade inclusiva e pluralista, através das participações de representantes de diferentes crenças, ateus, agnósticos, artistas, juristas e profissionais dos mais diversos segmentos.
A série estreou no dia 6 de dezembro, com um diálogo sobre a amplidão das complexidades da intolerância religiosa e do racismo na sociedade brasileira, abordando o tema “Sentimento religioso é um direito de todo ser humano”.
O primeiro episódio contou com participação de Claudia Alexandre, jornalista, radialista e pesquisadora de tradições de matrizes africanas e manifestações culturais afro-brasileiras, e de João Paulo Berlofa, pastor, filósofo, escritor, pesquisador da teologia latino-americana, fundador do Coletivo Inadequados e líder da Igreja Garagem.
Rincon Sapiência e Ailton Krenak foram os convidados do segundo episódio, exibido na última quarta-feira (13), debatendo o tema “Coexistência e respeito mútuo: princípios básicos da cidadania”.
“Está na hora da sociedade brasileira e, sobretudo, as autoridades públicas atentarem para a gravidade do problema do discurso de ódio, racismo religioso, privatização da máquina pública por interesses religiosos e outras iniquidades. Este é um videocast que se propõe a enfrentar perguntas, mais do que apresentar respostas prontas e acabadas”, afirma Hédio Silva Jr.
Os demais episódios irão ao ar no mesmo canal, a partir de janeiro de 2024, com uma série de convidados especiais e abordarão temas como “Diferença não significa inferioridade”, “Estatísticas do IBGE sobre pluralidade religiosa”, “Violência da palavra produz violência física”, entre outros.
Para acompanhar basta acessar a canal oficial do JusRacial no YouTube @jusracial
Sobre o Dr. Hédio Silva Jr.
Advogado, Mestre em Direito Processual Penal e Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; ex-Coordenador Geral da Comissão de Liberdade Religiosa do Conselho Seccional da OAB/SP; ex-Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, tendo presidido por 2 mandatos as Comissões de Direitos Humanos e de Liberdade Religiosa; há 24 anos desenvolve litigância pro-bono em defesa da igualdade racial e dos direitos das religiões afro-brasileiras, autor de teses, livros e artigos sobre liberdade de crença, racismo, racismo religioso, ações afirmativas e defesa do patrimônio cultural afro-brasileiro; autor de parecer jurídico que subsidiou a defesa judicial do patrimônio cultural imaterial dos templos religiosos afro-brasileiros atingidos pelo desastre socioambiental do rompimento de barragem de mineradora em Brumadinho e advogado das religiões afro-brasileiras no Supremo Tribunal Federal, tendo sido o advogado que defendeu a constitucionalidade do abate religioso de animais, dentre outros processos; ativista do Movimento Negro há 40 anos.
Sobre as convidadas:
Carmem Virgínia
Dona Carmem Virgínia, como é conhecida pelos seus seguidores, é influenciadora, Iyabassé – responsável pela cozinha sagrada aos Orixás e dona do restaurante Altar Cozinha Ancestral (Santo Amaro – Recife).
A chef de cozinha, pesquisadora, influencer e jurada nos realities shows “Cozinheiros em ação”, do GNT, e “FFF Brasil”, do SBT, é uma das referências da culinária brasileira. Nascida na periferia de Pernambuco e filha de mãe solo, ela não queria ter falta de dinheiro e ganhar pouco como cozinheira, mas se espelhou na avó para seguir na profissão.
Elisama Santos
Elisama Santos nasceu em 1985, na Bahia. É escritora, psicanalista e apresentadora de TV. Autora dos best-sellers Educação não violenta (2019), Por que gritamos (2020) e Conversas corajosas (2021), publicados pela Paz e Terra, escreve e palestra sobre educação parental e a construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos, por meio da comunicação não violenta. Mãe de Miguel e Helena, compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo. Mesmo rio é sua estreia na ficção.
Eli ainda comanda o programa SAC das Emoções no GNT, falando sobre como educar filhos, dando dicas e respondendo dúvidas de pais e educadores.
Sobre o JusRacial
O JusRacial é um híbrido de edtech e lawtech que conecta cidadãos a advogados e juristas, democratizando o acesso ao conhecimento e a serviços jurídicos que promovem o direito à diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero.
Sobre o YouTube
Ao longo dos anos, o YouTube tem contribuído para o jornalismo de diferentes formas, no intuito de qualificar o debate político e social, contribuindo para a manutenção de um ecossistema midiático inovador, equilibrado e plural. Entre as iniciativas recentes apoiadas no Brasil destacam-se: o videocast Substantivo Feminino, que apresenta diálogos importantes e potentes sobre o enfrentamento à cultura de ódio às mulheres, realizado em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, Gênero Número e Internet Lab; o projeto Rumos do Brasil, um ciclo de eventos em Brasília com entrevistas com representantes do Poder Executivo, em parceria com o JOTA e XVV Advogados; o projeto Jogo Limpo com foco em combate à desinformação e realizado com o International Center For Journalists (ICFJ) e o curso Jornalismo contra-hegemônico, criado e apresentado pela filósofa, pesquisadora e escritora Djamila Ribeiro.
Últimos dias para inscrição no Concurso de Residência Médica da UNIFIPA/FAMECA