AME Catanduva promove palestra para pacientes sobre a prevenção ao câncer de próstata
Atividade faz alusão a campanha Novembro Azul, período focado na conscientização da saúde do homem.
Na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro, pacientes e seus acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva assistiram a palestra “Prevenção do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce”, ministrada pelo médico urologista Dr. Gustavo Colombo Cabrini. A atividade faz alusão à campanha Novembro Azul, período focado na conscientização da saúde do homem.
“No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O risco da doença aumenta com o avanço da idade, sendo mais comum a partir dos 65 anos. Nossa intenção é enfatizar a importância dos exames para a detecção precoce da doença e para isso trouxemos Dr. Gustavo”, disse William Fernandes, membro do GTH/Grupo de Trabalho de Humanização do AME.
O médico explica que mesmo com a consciência de que é necessário fazer os exames preventivos a barreira ainda é grande. “Atualmente, a sociedade está mais consciente e falando com mais tranquilidade sobre o tema. Os pacientes também estão cada vez mais esclarecidos, mas infelizmente ainda temos pessoas que preferem evitar a visita ao médico por receio de encontrar alguma outra enfermidade, já que não possui sintomas do câncer de próstata. Nosso objetivo com essa palestra é convidar os pacientes para serem avaliados. Somente com o diagnóstico precoce do câncer é possível chegarmos à cura”, explicou Dr. Gustavo Cabrini.
Por fim, o urologista reforça que a campanha Novembro Azul é um momento muito importante para enfatizar a saúde do homem e esclarecer dúvidas. “Homens, marquem suas consultas com o urologista e faça sua avaliação; cuidem-se.”
Ao final, os membros do GTH distribuíram lembranças alusivas ao tema para os pacientes e acompanhantes que estavam no saguão da unidade.
Fotos: Divulgação
Texto: Alan Gazola – Comunicação & Marketing FPA
Últimos dias para inscrição no Concurso de Residência Médica da UNIFIPA/FAMECA