17ª Turma de Direito da Unifipa celebra graduação
Familiares, professores e amigos prestigiaram a outorga do grau à Turma que leva o nome de ‘Prof. Dr. Alexandre Fontana Berto’ como homenageado.
No último dia 15 de dezembro, a cerimônia de colação de grau diplomou 70 bacharéis da 17ª turma do curso de Direito da Unifipa. A solenidade, no campus sede da instituição, foi presidida pelo reitor da Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, com a participação da vice-reitora Cristiane Procópio de Oliveira, pró-reitora Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, coordenador do curso de Direito, Dr. Luís Antônio Rossi, paraninfos e professores homenageados.
Em seu discurso, o reitor do Centro Universitário destacou que estes formandos têm lugar mais que especial na história da Unifipa e carregam tradição e inovação em um diploma com peso de um dos melhores cursos da região. “Lá na frente vão olhar para o passado e sentir orgulho da diferença que fizeram e vão continuar fazendo para as pessoas. Abracem-se e celebrem este momento único em suas vidas, junto dos familiares e amigos e pessoas queridas”, disse.
Divididos em duas turmas, os oradores escolhidos discursaram o mesmo ponto-comum, a missão de levar adiante o legado de Pe. Albino, o fundador da instituição. “Despedimos de parte da nossa trajetória e entramos para a história. Caberá a nós honrarmos nossos compromissos galgados sobre o pilar que Padre Albino construiu. A concretização dessa missão reitera a qualidade e excelência da Fundação”, disse a primeira formanda oradora, Isabelli Costa. O orador da turma B, Bruno Marin Brunheti, frisou estarem “portando nas mãos diploma de bacharel graduado num curso com nota máxima no MEC, nota 5, o que qualifica toda a luta até esse momento”.
Após os discursos dos paraninfos e juramento ético, os novos magistrados foram chamados para receberem a outorga de grau.
Dr. Luís Rossi ressaltou a importância daquele grande dia. “Como toda grande conquista, somente os senhores sabem o sabor e a alegria de estar vivenciando hoje do prazer de completar esta etapa. Só vocês sabem as escolhas que tiveram que fazer, os desafios familiares e financeiros que tiveram que enfrentar”, disse o coordenador do curso, que aproveitou o momento para contar a história de um dos formandos, amigo de infância, que seguindo caminhos diferentes, o destino fez com que os dois se encontrassem, desta vez como professor e aluno. “Sempre com muita luta, muita dificuldade, mas muita, muita persistência, ele chegou até aqui. E hoje está entre nós para receber sua merecida conclusão de curso para a alegria incomensurável de sua avó, a saudosa Dona Rosa, intercessora pela sua formatura”, contou Rossi, emocionado.
Encerrando a solenidade, o reitor da Unifipa convidou o primeiro e o último formando da lista de outorgas para abraçá-los, como gesto simbólico. “Sintam-se todos abraçados por mim”.
Professores homenageados
Professores Mestres José Guilherme Silva Augusto e Marcos de Oliveira Melo (paraninfos), Prof. Álvaro José Haddad de Souza (patrono), e homenageado Prof. Dr. Alexandre Fontana Berto.
Texto e Fotos: Alan Gazola – Comunicação & Marketing FPA.
Últimos dias para inscrição no Concurso de Residência Médica da UNIFIPA/FAMECA